“Tapumes” no projeto estante de livros e cadernos de artistas do IA Unicamp

arte publica em berlim

“Tapumes”, Thiago Bortolozzo na Estante de Livros e Cadernos de Artista – DAP – IA – Unicamp até 9 Agosto 2019.

Para mais informações sobre o projeto acesse o link abaixo:

https://geschichteaktioninkreuzberg.wordpress.com/

 

 

Thiago Bortolozzo – Tapumes

A exposição Tapumes de Thiago Bortolozzo apresenta parte do processo de criação de alguns de seus projetos artísticos que envolvem o dispositivo de segurança tapume, como impulso para desenvolvimento de intervenções, ações e projetos artísticos.

1 imagens da exposição temporária no espaço público Historia e ação em Kreuzberg que ocorreu no dia 1 de Maio de 2014 em Berlim, esta propunha a mediação da historia do passado do bairro com o presente atual, através de intervenções artísticas em forma de lambe lambes. A exposição apresenta-nos o processo e desenvolvimento da intervenção temporária que constitui-se em uma exposição ao ar livre de lambes lambes  pintados e impressos sobre os tapumes de segurança fotografados no ano anterior. O projeto apoiou-se na pesquisa fotográfica da história e memória de passeatas, festas e revoltas do dia do trabalho no bairro. A exposição temporária, pretendeu tornar acessível e visível os diversos acontecimentos ocorridos no dia do trabalho em Kreuzberg, dessa forma proporcionou-se um espaço de reflexão sobre as condições do trabalhador e do trabalho no bairro, dos anos 70 até os dias de atuais.

2 imagens do livro 30. Abril – 3 de maio de 2013 que registra uma outra perspectiva do feriado do dia 1º de Maio no bairro de Kreuzberg em Berlim. As fotografias mostram dois momentos das fachadas de lojas: abertas em funcionamento e fechadas por meio do uso dos sistemas de segurança provisórios, contra depredações do patrimônio privado, os tapumes. O dispositivo cria um sentimento estranho, uma lacuna entre as vitrines e os transeuntes, somente durante o período de comemorações e eventos do dia do trabalho em Berlim. As fotografias foram tiradas entre o dia 30 abril e 03 de maio 2013.

3 imagens da intervenção Empena Cega na fachada do piso Caio Graco no Centro Cultural São Paulo como artista convidado na III Mostra do programa de exposições 2014.

Thiago Bortolozzo, 2019