“ESTAÇÃO” encontros com a arte contemporânea, pouso alegre

O projeto Encontros com arte contemporânea apresenta uma série de ações práticas e cursos de história de arte clássica, moderna e contemporânea.

O objetivo é conhecer, contextualizar e problematizar os conceitos da arte contemporânea, analisando suas diferentes vertentes, suas linguagens artísticas e os novos parâmetros e paradigmas da arte, estudando a arte desde os anos 60 até os dias atuais.

Os artistas Thiago Bortolozzo e Arianne Vitale vão discutir os limites “borrados” da arte e proporcionar um impulso para a descoberta das singularidades dos processos criativos de cada participante, resultando em uma exposição coletiva ao final do projeto. Os encontros oferecem um espaço aberto para discutir a arte na teoria e na sua prática.

Aula prática de desenho e pintura Aula prática e teórica de arte boa Aula prática de arteAula prática e teórica de arteArte e bordadoAula prática e teórica de arte moderna

ESTAÇÃO é uma exposição coletiva desenvolvida durante os 3 meses de atividades dos Encontros com a Arte Contemporânea na Casa da Cultura de Pouso Alegre, Antiga Estação Ferroviária. O projeto foi realizado por Arianne Vitale Cardoso e Thiago Bortolozzo, artistas com extensa experiência internacional e teve o subsídio da Lei de incentivo à Cultura do Município.

Nos encontros foram abordados e discutidos temas da Arte Contemporânea, dinamizados por imagens com referências históricas e também da arte feita na atualidade. As sessões contaram com aulas teóricas de Thiago Bortolozzo, abertas a participação da comunidade, com presenças dinâmicas e grande adesão de público. As atividades práticas foram desenvolvidas por Arianne e Thiago para um grupo de inscritos, e resultaram nos trabalhos de criação coletiva que serão apresentados nesta exposição.

A Casa da Cultura de Pouso Alegre, antiga estação de trem e local dos encontros, teve importância crucial nesta reflexão e o processo prático exaltou a importância do lugar e a presença do prédio historicamente e até os dias de hoje. Todas as ações foram pensadas para o espaço da ESTAÇÃO, resultando em instalações, pinturas em larga escala pintadas em madeira, pinturas em diversos suportes, linhas que tencionam o espaço da Casa da Cultura e também seu entorno. Todas as obras desta exposição foram desenvolvidas coletivamente.

A abertura da exposição será no dia 9 de Junho as 16 hs e durante a vernissage contaremos com performances, ações artísticas e vídeos do processo criativo.

A exposição segue até o dia 16 de Julho 2016.

instalacoes e arteexposicao de arte instalacoes

painel e colagem de arteexposicao de arte

sacos e arte

www.ariannevitalecardoso.wordpress.com

Agradecimentos:

Superintendência de Cultura de Pouso Alegre, à Regina Franco Brito, Renan Moreira, Aline Andrade, Elzio Duarte Paiva e colegas.

Ao grupo do Facebook Memórias de Pouso Alegre na visão de um grupo de jovens pelas informações, inspirações e depoimentos, principalmente a Ana Maria Guimarães Garcia e sua mãe Joan Guimarães Garcia, familiares do Sr. Roque, chefe da estação de trem durante muitos anos, que vieram conversar com o grupo de alunos sobre suas memórias do local. Agradecemos também a todos os participantes dos encontros teóricos e principalmente aos dedicados participantes dos encontros práticos.