“MERCADO” encontros com a arte contemporânea, pouso alegre

Pastel de milho de pouso alegre

“MERCADO” Encontros com a Arte Contemporânea.

Curso de Artes Visuais, ações artísticas, musicais e performativas e exposição no Mercado Municipal de Pouso Alegre e no Centro Cultural Cleonice Bonillo Fernandes, as atividades ocorreram de 22 de Março à 28 de Julho 2019.

20 Abril 10h as 16h – 6h Parada, cortejo artístico em volta do mercado municipal de pouso alegre Integrantes do curso e vivência artística o grupo de folia de reis “Estrela da Manhã” além das caxeras com seus fantásticos versos iniciaram o cortejo No sábado de aleluia dia 20 de Abril, vamos realizar um cortejo artístico com carrinhos, estandartes e percussão! Uma homenagem aos comerciantes e produtos do Mercado Municipal de Pouso Alegre! Venham participem 12h no Mercado Municipal

Tais ações versavam  sobre modos de produzir e criar intervenções artísticas, que tragam luz e novos canais de percepção ao espaço interno e os arredores do Mercado Municipal de Pouso Alegre.

O projeto, trouxe um escopo e embasamento teórico em aulas abertas ao público, que foram ministradas no Centro Cultural Cleonice Bonillo Fernandes.

Para as ações práticas, nessa edição os artistas pensavam em propor uma escultura pública que seria um obelisco em madeira que vai servir de mote e plataforma para as ações, no entanto a partir de conversas com os participantes do curso, o projeto resolveu dar possibilidades a todos os participantes pensarem em realizar suas próprias intervenções criadas coletivamente em encontros e discussões em grupo, pelos participantes da oficina prática, com orientações dos artistas Thiago Bortolozzo e Arianne Vitalle Cardoso.

22 Junho encerramento da exposição 10 as 14h – 4h No encerramento da exposição Mercado ocorreram diversas apresentações musicais  no estande ocupado e decorado pelo projeto e um cortejo com as “caixeiras” no entorno do Mercado Municipal, finalizando com um encontro entre as caixeiras e os estandartes com os músicos tradicionais do Mercado com sua moda de viola. Para o cortejo como evento final de nossas ações no Mercado foram retirados os estandartes que estavam fixos, para uma ultima volta e despedida do Mercado. O grupo de caixeiras de pouso alegre acompanhou todo o cortejo artístico entoando musicas de um reportorio popular que traziam a memória do Mercado Municipal. Compunham o cortejo os participantes do curso encontros com a arte contemporânea, comerciantes e visitantes do Mercado.

Dessa forma o projeto se definiu como uma exposição de intervenções criadas especificamente para determinados lugares, dentro e fora do Mercado Municipal. 

Os exercícios e propostas resultaram em cerca de 30 trabalhos que buscaram transformar e propor novos olhares, por um período de tempo ao MERCADO e seu entorno. Os encontros apresentaram diferentes canais de percepção do espaço cotidiano do Mercado Municipal de Pouso Alegre, através da revelação de camadas de memória a partir de ações e vivências artísticas, criativas e performativas que valorizassem as cores, formas, sabores, saberes e culturas do Mercado e arredores.

Agradecemos a todos os envolvidos. Angela Marques, Flavia Yukie, Fatima Dutra, Ivanise Vitale Cardoso, Lourdes Ribeiro e o IFSulMG campus Três Corações, Magda Bast, Stela Maria Fonseca, Renan Moreira, Sabrina Moraes, Adriana Santana, Marise Vitale, Amarilis Vitale e Marcius Nery que fez os registros.

Agradecemos a todos os trabalhadores e permissionários do Mercado Municipal de Pouso Alegre, ao Pedro Coutinho e sua equipe Rubens Silvestre, Andre Soares e Lázaro pelo apoio logístico. Ao Tostão da Banca por ter cedido a barraca para parte da exposição. Agradecimentos à Folia de Reis Estrela da Manhã pela linda participação e também a todos os músicos que participaram do encerramento. A todos da Superintendência de Cultura, Regina Franco A. Brito, Renan Moreira e equipe e a todos que de alguma forma fizeram parte desse processo.